
Somos
School.
Somos Bilíngue.
Na A.Mar School, bilinguismo não é um produto ou um diferencial de mercado. É parte de uma escolha pedagógica: a de respeitar os tempos da infância, ampliar o repertório cultural das crianças e oferecer uma nova linguagem como ponte para o mundo.
O inglês chega com leveza, afeto e escuta. Não como aula isolada, mas como vivência cotidiana. Como mais uma forma de expressão. Como mais uma possibilidade de aprender, brincar, sentir e se conectar.
Segunda língua na primeiríssima infância
O bilinguismo nos primeiros anos de vida oferece benefícios amplamente reconhecidos por estudos nas áreas da cognição, linguística e neurociência. Crianças expostas a mais de uma língua desde cedo desenvolvem mais agilidade mental, memória e flexibilidade cognitiva. Criam conexões neurais que fortalecem a atenção, a adaptação e o raciocínio lógico.
Mas os ganhos vão além da mente. A convivência com diferentes formas de linguagem amplia a consciência cultural, favorece a empatia e ensina, desde cedo, que o mundo é feito de múltiplas vozes. Que existem outras formas de nomear o que sentimos, de descrever o que vemos, de compreender o outro.
O cérebro infantil está especialmente receptivo a novos idiomas nos primeiros anos de vida. Quanto mais cedo a exposição, mais natural se torna o processo de aprendizagem. Por isso, optamos por um modelo de imersão leve e contínua, em que o inglês aparece todos os dias, integrado à rotina, ao brincar, aos projetos e à vida cotidiana.
Ao fazer essa escolha, seguimos fiéis ao que acreditamos: uma escola viva, conectada ao mundo, mas enraizada na escuta, na infância e no afeto.
Por que inglês
Porque já falamos um pouco dessa língua, mesmo sem perceber.
A escolha pelo inglês como segunda língua se dá por diversos motivos. É uma língua de circulação global, falada nos cinco continentes e presente em produções culturais, científicas, tecnológicas e artísticas que fazem parte do nosso cotidiano. Mas mais do que isso: o inglês já está, de alguma forma, na vida das crianças. Ele aparece nas músicas que elas ouvem, nos filmes e desenhos que assistem, nos jogos, nos nomes de aplicativos e marcas que fazem parte do seu dia a dia.
Essa familiaridade inicial cria uma ponte afetiva com o idioma, tornando a aprendizagem mais natural e significativa. O que propomos é aprofundar essa relação, transformando o contato esporádico em experiência de linguagem, escuta, expressão e criação.