Ler com e para crianças
- Elen Silva
- 25 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de out.
A importância de ler com e para as crianças.

Ler para uma criança é um ato que atravessa gerações. É a cena clássica de um adulto com um livro aberto e uma criança atenta, olhos brilhando diante de palavras que ainda não consegue decifrar sozinha. Mas, mais do que transmitir uma história, ler é compartilhar um tempo de qualidade. É dizer, sem precisar falar: “estou aqui com você, e este momento é nosso”. No aconchego desse gesto simples, constroem-se memórias duradouras que marcam a infância.
Quando o adulto lê em voz alta, a criança descobre sons, ritmos, imagens e narrativas. Ela aprende a se encantar com o poder das palavras, mesmo antes de saber lê-las. O livro vira espaço de afeto e de imaginação, e cada história contada se soma ao repertório cultural e emocional da criança.
Ler com a criança é um passo além. É permitir que ela pergunte, invente, ria, interrompa e até se arrisque a criar finais alternativos. Nesse movimento, a leitura deixa de ser unilateral e se torna diálogo. O adulto oferece escuta e companhia, e a criança percebe que seu jeito de pensar o mundo tem valor.
Esse hábito na infância é também fundamento para o futuro. Não se trata apenas de formar leitores competentes, mas de cultivar cidadãos capazes de interpretar, de sentir e de criar sentidos. A leitura é linguagem, mas é também vínculo. E quando ela nasce no colo, na roda da escola, na cama antes de dormir, torna-se para sempre associada a um lugar de encontro, segurança e imaginação.

Comentários